A IV Reunião da Rede de Pesquisa "Integração, Estado e Governança" ocorrerá em Lisboa, nos dias 20 e 21 de outubro. Entre os palestrantes confirmados estão o professor Roberto Caldas, da Universidade Nove de Julho, em São Paulo, e o professor Roberto Cippitani, da Università di Perugia, na Itália. O professor Roberto Caldas é um grande colaborador da Cátedra Jean Monnet UFMG e possui doutorado em Direito Administrativo pela PUC-SP, o que lhe proporciona ampla expertise a respeito do tema de governança. Já o professor Cippitani possui um Centro de Excelência Jean Monnet em Perugia, o qual estuda amplamente diversas questões relativas ao Direito da Integração, especialmente em interface com as novas tecnologias.

O evento contará com diversos professores nacionais e internacionais que irão proferir palestras sobre diversos temas relacionados ao Direito da Integração, à Governança como esses fenômenos afetam a concepção tradicional de Estado. O público-alvo serão professores e alunos da Universidade Europeia de Lisboa, uma instituição de prestígio que tem sido uma grande colaboradora da Cátedra Jean Monnet UFMG na disseminação dos estudos do Direito da Integração. Um dos objetivos do evento é continuar e dar maior visibilidade às iniciativas da rede de pesquisa "Integração, Estado e Governança", como o observatório de políticas públicas, que foi idealizado em parceria por várias das universidades realizadoras da reunião.

 

Sobre a Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa "Integração, Estado e Governança", criada em 2016, já realizou duas reuniões, sediadas pela UniCEUB e pela UNINOVE nos dias 6 de maio e 15 de agosto, respectivamente. Ambas as reuniões contaram com palestrantes nacionais e internacionais, que promoveram um rico diálogo sobre temas relevantes e atuais, como Estado, Direitos Fundamentais e Constitucionalismo. Ao todo, as duas reuniões contaram com a presença de doze palestrantes, e mais informações sobre ambas podem ser encontradas nas postagens anteriores.

A III Reunião será realizada no âmbito do 14º Congresso de Direito Internacional da Associação Brasileira de Direito Internacional (ABDI). O Congresso, que é o mais importante e expressivo na área de Direito Internacional do Brasil, ocorrerá em Gramado, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro de 2016. Um dos painéis, que ocorrerá na quinta-feira às 15:30, terá como título "Integração, Estado e Governança", uma vez que será promovido pela Rede de Pesquisa. Nesse painel os professores Roberto Caldas, Jamile Mata Diz, Carlos Simões, Alice Rocha Silva, Anderson Teixeira e Manoela Roland proferirão palestras a respeito de temas relacionados aos estudos da Rede de Pesquisa. Mais informações a respeito do Congresso podem ser encontradas no site http://www.direitointernacional.org/

A IV Reunião, à qual essa postagem se dedica, ocorrerá no mês de outubro (dias 20 e 21) em Lisboa, e conta com diversas instituições brasileiras renomadas em sua organização. No Comitê Organizador temos a presença de professores ilustres como Eduardo Vera-Cruz Pinto, Elizabeth Accioly e Jamile Mata Diz. A reunião, mais uma vez, objetiva a difusão de ideias importantes acerca dos temas do Direito da Integração, da concepção de Estado e da Governança, e nessa consolidará a internacionalização das suas pretensões, levando os ensinamentos de diversos professores brasileiros à capital de Portugal.

   

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS (CALL FOR PAPERS):

A Rede de Pesquisa "Integração, Estado e Governança" convoca a todos os professores, pesquisadores, estudantes, profissionais da área do direito e das relações internacionais para o processo seletivo de drafts e artigos para serem apresentados na IV Reunião da Rede de Pesquisa "Integração, Estado e Governança", que será sediada pela Universidade Europeia de Lisboa, em Portugal, nos dias 20 e 21 de agosto de 2016, e realizada pelas seguintes instituições: Universidade Europeia de Lisboa, Università de Perugia, UNINOVE, UniCEUB, UNISINOS, Universidade de Itaúna e Universidade Federal de Minas Gerais.

As propostas devem ser enviadas até 15 de setembro de 2016. A perspectiva que se espera encontrar nos artigos é a do tratamento de temas atuais e relevantes, principalmente aqueles relacionados às múltiplas concepções de Estado, interpretados sob a luz do Direito da Integração ou da Governança. É esperado que o artigo seja reflexivo, não descritivo ou monográfico, e que traga alguma contribuição nova no âmbitos do tema selecionado. Para a bibliografia seletiva, espera-se que o autor ultrapasse a obviedade de manuais e, quando citados, devem servir de base para a construção da tese do autor, que deve extrapolar a simples repetição de ideias já postas. 

Os artigos devem ser inéditos e deverão ser seguidas as normas da ABNT. O Comitê Organizador (composto apenas por professores doutores que compõem a Rede de Pesquisa) avaliará os trabalhos segundo os seguintes critérios: vinculação à linha temática escolhida; profundidade da pesquisa; rigor de análise; clareza de exposição; respeito às regras e normalização; respeito às regras constantes deste documento; fontes bibliográficas consultadas e capacidade de aprofundamento da pesquisa. Todos os abstracts devem ser enviados nos formatos .doc ou .docx para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto "Submissão de Abstract".

O autor deve enviar até de dia 15 de setembro o abstract de seu artigo, onde constem:

1) título;

2) tópicos a serem desenvolvidos;

3) explicação em dois ou três parágrafos do tópico;

4) bibliografia seletiva que será usada sobre o tema;

5) palavras-chave do artigo e linha em que está inserido;

6) identificação do autor com informações relevantes de no máximo 2 linhas (título mestrando, mestre, doutor e instituição que leciona ou representa). 

Não serão aceitos trabalhos de alunos de graduação ou graduandos e os artigos em co-autoria poderão ter no máximo 03 (três) autores. Cada autor poderá submeter no máximo 02 (dois) artigos para apresentação no evento.

Os trabalhos selecionados para exposição serão confirmados no dia 30 de setembro de 2016, e isso garante a exposição no evento e a confirmação de sua inclusão na programação. O autor terá então até o dia 10 de outubro de 2016 para enviar o artigo definitivo, neste caso, todo o texto, com articulação intelectiva, citações bibliográficas, construção lógica, coerência, com abstract em inglês e normas técnicas procedimentais. O artigo não pode ultrapassar 30 páginas com bibliografia. Artigos com menos de 10 páginas com bibliografia não serão aceitos. Deve constar obrigatoriamente em todos os artigos: título; identificação do autor; abstract em inglês; desenvolvimento de tópicos; conclusão e bibliografia.