A premiê britânica Theresa May fez um pronunciamento nesta sexta-feira (21) em que reiterou que não vai mudar de rumo nas negociações do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), que enfrenta um impasse entre o governo britânico e os líderes do bloco.

May disse que o Reino Unido "tratou a UE com nada além de respeito" e "o Reino Unido espera o mesmo", acrescentando que "não é aceitável rejeitar propostas sem apresentar contra-propostas detalhadas".

O afastamento da União Europeia foi aprovado em plebiscito em junho de 2016 e marcado para 29 de março de 2019. May costurou um acordo para conduzir esse afastamento que prevê conservar uma estreita relação comercial entre Reino Unido e UE após o Brexit. A iniciativa encontra críticas entre os europeus, além de enfrentar oposição dentro do próprio governo.

Um dos principais obstáculos nas negociações é a linha divisória entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um Estado-membro da UE. Londres e Bruxelas se opõem a restabelecer os controles de fronteira nessa área por temerem ameaçar o frágil acordo de paz na Irlanda do Norte, mas divergem sobre como evitá-lo.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/21/may-diz-que-nao-vai-mudar-de-rumo-nas-negociacoes-do-brexit-e-pede-respeito-da-ue.ghtml

Theresa May faz pronunciamento sobre negociações do Brexit nesta sexta-feira (21) em Downing Street — Foto: Jack Taylor/Pool Photo via AP