No dia 28 de janeiro teve lugar a XVIII Reunião da Rede de Pesquisa Integração, Estado e Governança e das Cátedras Jean Monnet da Universidade de Lisboa e da Universidade Federal de Minas Gerais. Estiveram presentes o Professor Doutor Nuno Cunha Rodrigues, a Dra. Maria João Palma, doutoranda da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o Professor Doutor Roberto Correia da Silva Gomes Caldas da UNINOVE, a Professora Doutora Jamile Bergamaschine Mata Diz da UFMG, o Professor Paulo Viegas da CEUB e a Professora Doutora Elizabeth Accioly da Universidade Europeia de Lisboa e da UNICURITIBA. Entre outros projetos, falou-se da publicação do livro Perspetivas Luso-Brasileiras sobre Contratação Pública Sustentável que estará brevemente disponível.

O Seminário Internacional Política Exterior, Segurança e Estratégia: as relações entre América do Sul e Europa, evento organizado no âmbito da Cátedra Jean Monnet, foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Os certificados de organização do envento já estão disponíveis  no seguinte link: 

Certificados

O Seminário Internacional Política Exterior, Segurança e Estratégia: as relações entre América do Sul e Europa, evento organizado no âmbito da Cátedra Jean Monnet, foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Os certificados de participação do envento já estão disponíveis  no seguinte link: 

Certificados

A Cátedra Jean Monnet da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, convida a todos e todas para o Seminário Internacional Política Exterior, Segurança e Estratégia: as relações entre América do Sul e Europa, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro na Faculdade de Direito da UFMG. O evento consiste em um encontro interdisciplinar que trata sobre os fundamentos jurídicos, econômicos e sociais das relações internacionais entre a Europa e a América do Sul, com a participação de nomes de referência no Direito, em 4 painéis e grupos de trabalho. Entre os temas dos painéis estão a cooperação judicial internacional e as novas formas de atuação interestatal no contexto regional e global e a Política Exterior e de Segurança Europeia e a Geopolítica Mundial.

 

Para inscrições e maiores informações, acesse: https://goo.gl/forms/G161m4hjqPGMnBe03

 

No dia 02 de outubro de 2018, ás 14:30, irá ocorrer na faculdade de Direito da UFMG, um evento integrante do Projeto "Alue - EU Public Diplomacy in Latin America". O evento consiste em uma palestra sobre o passado, presente e futuro da União Europeia que será ministrada no Auditório Francisco Luiz. 

 

No dia 20 de setembro de 2018, no Salão Vermelho da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, ocorreu o seminário internacional Argentina-Brasil "Integração e Governança: o papel do Estado e da empresa". O evento foi fruto de um esforço conjunto de diversas universidades, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidad de Buenos Aires (UBA), o Centro de Estudios Interdisciplinarios de Derecho Industrial e Económico (CEIDIE), a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e a rede de pesquisa Integração, Estado e Governança.

A Cátedra Jean Monnet da UFMG encontrava-se representada na figura da Professora e Catedrática Jamile Bergamaschine Mata Diz. A professora foi moderadora do Painel entitulado "A dimensão jurídica da integração regional".

Nas imagens do evento é possível reconher o Professor Santiago Deluca, da UBA, o Professor Gabriel Fidel, Diputado Parlasur, e uma foto em grupo com os organizadores e professores envolvidos no evento.

 

 

 

 

Imagens do evento Seminário Internacional Universidade Federal do Ceará, que ocorreu em Fortaleza entre os dias 21/08 e 24/08, com a participação da Professora e Catedrática Jamile Bergamaschine Mata Diz. A professora apresentou uma palestra com o tema "Integração, Estado e Governança".

 

 

 

 

 

 

JSN Solid template designed by JoomlaShine.com